domingo, 14 de novembro de 2010

FILÉ À PARMEGIANA DE ITU


Sabe aquele filé à parmegiana do Bar do Alemão de Itu? Pois fique sabendo que não é difícil de ser feito. Minha esposa e filha adoram quando eu faço. O segredinho está no molho e na maneira como cortam os bifes. Para começar, pegue uma peça de filé mignon e corte três fatias no sentido do comprimento. Bata bem os bifes com o martelo de carne. Caso não tenha uma frigideira grande, corte-os ao meio.


FILÉ À PARMEGIANA


Ingredientes para o molho:

2 kg de tomates maduros
2 cenouras pequenas
4 cebolas
8 dentes de alho
1 lata pequena de extrato de tomate
4 folhas de louro
2 colheres de sopa de margarina
3 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
Sal

Ingredientes para o filé:

6 bifes grossos de filé mignon ou uma peça aberta em manta
farinha de trigo
ovos
farinha de rosca
sal e pimenta do reino

Modo de Preparo do Molho:

Em uma panela, coloque os tomates, as cenouras, a cebola, o louro, o extrato de tomate e o sal. Cubra com água e ferva por 20 minutos. Desligue, retire as folhas de louro e deixe esfriar. Em seguida, bata no liquidificados. Na panela, refogue o alho na margarina, acrescente o molho e deixe apurar bem. No final do cozimneto, incorpore o queijo parmsão ralado.

Modo de Preparo dos Filés:

Tempere os filés com sal e pimenta, passe pela farinha de trigo, depois nos ovos batidos com sal e por fim na farinha de rosca. Certifique-se que a a crosta aderiu bem à carne. Frite em óleo quente e escorra-os em papel toalha.

Montagem:

Em um refratário, coloque um pouco do molho no fundo, acomode os filés, cubras com queijo mussarela, cubra com o olho, polvilhe parmesão e leve ao forno quente para aquecer. Sirva com arroz branco, batata frita e vinho tinto maduro.

32 comentários:

  1. Peco, a sua parmegiana parece estar muito boa. Mas desculpe a sinceridade, está a milhares de quilometros da famosa parmegiana do Bar do Alemão em Itu. Nem a aparência é igual. Boa sorte e continue tentando. Abraço Livia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francamente Lívia vc bem q poderia segurar sua língua,ou melhor,os dedos no tc. O Sr está doando o tempo dele e a experiência culinária para quem quiser, gratuitamente. Se vc ñ gostou paciência.
      Ñ é com tudo q se concorda mesmo. Ñ precisa ofender ninguém por isso.

      Excluir
    2. Não vi falta de educação nem ofensa, o comentário apenas diz que, apesar de parecer muito bom, não se compara ao prato do Bar do Alemão. Se o autor do post afirmou que era fácil fazer igual ao do referido restaurante e a pessoa achou que não é igual, tem todo o direito de comentar educadamente, como, aliás, foi feito. Falta de educação é querer censurar o comentário do outro sem, ao menos, ler com cuidado o que está sendo escrito.

      Excluir
    3. Fiz a receita... ficou sensacional..

      Excluir
  2. Peco, sempre pensei que o filé deles era assado, mas outro dia perguntei pro garção que me disse que era apenas frito. Gostei de achar a receita aqui e vou provar. Abração. Erney

    ResponderExcluir
  3. Muito Boa a Receita, mas concordo com o post acima, é bem diferente do do Alemão. Ele usa contara filé, bem cozido, empanado e depois frito.

    Abs

    ResponderExcluir
  4. Olha soh eu simplesmente adoroooo essa receita o pessoal aqui de casa me pedem p repetir ........ Se a do alemão êh melhor , nossa senhora rs qpreciso ir em Itu para comer ...... Um abraço ..... Via iPad da cozinha da senhorita .....
    LIdiane Vieira , REgistro sp

    ResponderExcluir
  5. Credo... se não chega aos pés precisa falar assim... eu hein... se a família amigos gostam é o que importa. Rachel SP

    ResponderExcluir
  6. amanha vou fazer a parmegiana do peco .... todo mundo ta esperando ja ..... Lidiane registro sp

    ResponderExcluir
  7. Não sei como é a parmegiana do Alemão, mas fiz essa receita aqui em casa e ficou sensacional. O molho ficou muito parecido com o do Lellis Trattoria em São Paulo. Parabéns cara

    ResponderExcluir
  8. Caros amigos e amigas, nunca tive a ousadia de comparar minhas receitas com qualquer outra, seja deste filé de Itu, seja de qualquer outro estabelecimento gastronômico. Aliás sou vizinho do restaurante do Alemão e grande consumidor dos excelentes pratos de lá. Mas uma coisa eu garanto: minha cozinha tem recebido mais elogios que críticas e é feita exclusivamente para os amantes da gastronomia, com muito carinho inclusive.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr Peco, não ligue para esses comentários! O prato está com ótima cara, o gosto então deve estar maravilhoso! Continue assim, agradando a esposa e a família... pois nessa hora o carinho é que vale! Isso não tem preço!

      Excluir
  9. Peco, fiz sua receita... Ficou otima ... Nos conhecemos o file do alemao mas agora moramos no RS e a sua receita foi um achado ... Matamos a vontade de parmegiana .. O molho ficou igual !!! Grande abraço ...

    ResponderExcluir
  10. Parabéns! Meu marido é de Itu, toda vez que vamos lá comemos muito o Bife à Parmegiana do Bar do Alemão. Fiz sua receita e todos ficaram loucos. Deu para matar a saudades, meu marido disse que ficou melhor do que do Bar do Alemão.

    ResponderExcluir
  11. Peco, parabéns pela publicação. "Criticas sempre existirão, principalmente para aqueles que tem como unico objetivo encontrá-las a qualquer custo!!"
    Continue assim!!

    ResponderExcluir
  12. O espaço aqui é democrático. Não me preocupo com as críticas, aliás são bem vindas. Com certeza o meu filé não se compara so do delicioso parmegiana do Bar do Alemão (meu vizinho de muro e que conheço há 50 anos) muitos amigos e amigas acham o meu filé bem melhor. Como como gosto não se discute, vamos aproveitar as duas versões que garanto, são deliciosas.

    ResponderExcluir
  13. Aqui no Video no Bar do Alemao,
    http://www.youtube.com/watch?v=Rvck2pyYER4
    podemos ver como é feito o original. Nao dao a receita do molho mas é um pouco diferente à receita do blog...que também deve ser muito boa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Mário, este vídeo está como privado, por isso, não consigo vê-lo. Vc teria o vídeo para me passar? Agradeço desde já.

      Excluir
  14. Amigo, achei por acaso essa receita e fazia mto tempo que queria fazer uma parmegiana. Até tinha feito com outra receita não não tinha ficado tão boa. Neste final de semana fiz a sua e realmente ficou mto pareceida com a de Itu. Acredito que a cenoura é o diferencial do molho. Parabéns e muito obrigado pela ajuda!!
    André Godinho

    ResponderExcluir
  15. nossa tantos elogios e eu aki ja com a boca cheia de aqua sou do Rio de janeiro e nem sei que alemão e este mais com certeza este receita do file eu vou fazer não vou usar tantos tomates porq aki eles estao mais caro que o file mion mais com certeza vai ficar otimo!!! PECO BJS

    ResponderExcluir
  16. Peco, fiz ontem a sua receita e ela é divina!!! Ficou perfeito! Só que como aqui na Italia usa-se a mozzarella fresca (a tipo búfala) usei tambem, deu super certo!!
    Obrigada por compartilhar conosco.

    ResponderExcluir
  17. adorei a receita, estou fazendo pro almoço!

    ResponderExcluir
  18. Fiz a receita e ficou muito boa e parece sim com o molho do bar do Alemão. Obrigada por compartilhar conosco.

    ResponderExcluir
  19. Ola, bom dia!! Uma pergunta: os tomates são sem as peles e sem sementes? Grata.

    ResponderExcluir
  20. Peco, parabéns !!!
    O molho é perfeito , consistente e saboroso. Acredito que quem não gostou foi por causa da qualidade dos queijos muzzarella e parmesão utilizados, na montagem. Procurei comprar os de boas procedencias e em fatias mais finas. Ficou fantástico,nada devendo ao dos Stein.......parabéns emeu amigo pela receita !!!

    ResponderExcluir
  21. Peco, conheço a receita do molho do Alemão, é diferente, não que a sua não seja boa mas é diferente. Até a montagem também é diferente. O Alemão não põe molho por baixo ele faz assim: coloca o filé empanado e frito na travessa põe o queijo por cima e leva ao forno para derreter, retira do forno espalha o molho fervendo por cima e por último espalha parmesão e serve. Assim o molho não amolece o empanado.

    ResponderExcluir
  22. Peco,

    Fantástica receita, eu fiz e minha familia toda adorou, foi um sucesso!

    Parabéns pelo excelente trabalho!

    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo elogio. Meu blog é feito para pessoas como vc e sua família. Grande abraço Vitor.

      Excluir
  23. Hummmm hj faço essa receita maravilhosa ..... E meu marido dorme atarde toda .....

    ResponderExcluir

Obrigado pelo cometário. Em breve será publico.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...