sábado, 14 de maio de 2011

CAMARÃO NA MORANGA



Não sei porque, mas determinados pratos saem de moda depois de atigirem grande sucesso nas cozinhas brasileiras. Outros povos cultivam e cultuam sua tradição através da gastronomia, perpetuando seus principais pratos, mesmo naqueles países onde a pobreza de ingredientes não permite diversidade de receitas. Um desses pratos que cairam no ostracismo, foi o camarão na moranga. Prato único, farto e saborosíssimo, originário da cidade de Ubatuba/SP (clique aqui  para conhecer a história da origem desta iguaria),  agrada a maioria das pessoas que o degustam. Frequento muitos restaurantes, festas, confrarias e eventos e há muito tempo não tenho visto esta delícia ser servida por aí. Assim, resolvi desenterrar minha receita e dividi-la com os amigos e amigas internautas, lembrando que o camarão pode ser substituído por carne seca, frango desfiado, sardinha (ou peixes rígidos como o robalo, namorado, cação, etc), siri, carne bovina desfiada, cubos de lombo suíno ou qualquer outra carne de sua preferência.

CAMARÃO NA MORANGA

Ingredientes:

1 abóbora moranga grande
2 kg de camarão rosa médio (alguns com a calda para enfeitar)
1 cebola bem grande
6 dentes de alho espremidos
500ml de creme de leite fresco
1 caixa de requeijão Catupiry
4 colhers (sopa) de cheiro verde
2 colheres (sopa) de margarina ou manteiga
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
100lm de catchup picante
1 e 1/2 xícara (chá) de leite
3 colheres (sopa) de amido de milho
suco de limão
sal
molho de pimenta vermelha
noz moscada

Modo de Preparo:

Retire uma tampa ao redor do talo da moranga. Pincele toda ela com azeite e leve ao microondas na potência máxima por 15 minutos. Se ainda estiver dura, asse por mais alguns instantes. Reserve. Tempere o camarão com sal, pimenta e limão e reserve na geladeira por 1 hora. Numa panela, refogue a cebola e o alho na manteiga com o azeite. Junte os camarões e refogue por mais 4 minutos. Junte o creme de leite fresco e espere ferver. Adicione a noz moscada, o molho de pimenta e o cheiro verde. Corrija o sal e desligue depois de ferver. Espalhe o catupity no fundo da moranda e depeje o camarão por cima. Decore as bordas com os camarões com a calda. Sirva com arroz branco.

11 comentários:

  1. Boa pergunta. O amido de milho está a mais na receita. O obrigado pelo toque.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Depois que retirar a tampa, raspe toda a semente com o auxílio de uma colher. Não jogue fora, pois você pode lavá-la bem para tirar aquele bagaço e levar ao forno (180graus) para torrar com um pouquinho de sal. É um bom tira-gosto. Abs.

      Excluir
  3. Eu comprei mini morangas para dar um charminho à mesa.
    Acho que vai dar certo!

    ResponderExcluir
  4. Verifiquei que ao detalhar o modo de preparo do Camarão na Moranga, não mencionou em que momento deveremos agregar o leite e o amido de milho... Devo agregar no mesmo momento do creme de leite fresco? Verifiquei em um cometário acima, que o amido de milho nao faz parte da receita... e o leite (1 xicara e 1/2), também nao????
    Aguardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Preciso lembrar de corrigir esta receita. Realmente o amido não faz parte da receita. Quanto ao leite, o mesmo pode ser usado para diluir o molho caso fique grosso.

      Excluir

Obrigado pelo cometário. Em breve será publico.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...